A BAÍA PEDE SOCORRO
Dir. Márcia Shoo / Rio de Janeiro / 2010 / Documentário/ 7 min.
A Baía de Sepetiba, na zona oeste do estado do Rio de Janeiro, é um reduto natural e local de vida de milhares de famílias de pescadores artesanais e outros grupos sociais que guardam um modo de viver muito próximo da natureza. Mas os planos dos governos e empresários para transformar a região num grande complexo industrial e portuário estão atingindo diretamente seus moradores e cuidando de acabar de vez com a Baía. Afinal, quem ganha com esse desenvolvimento?
A CIDADE E O DESEJO N°5
Dir. Gabriel Bitar / São Paulo / 2010 / Ficção / 5 min 46 seg
Baseado em uma das cidades invisíveis de Italo Calvino, a animação conta a história de vários homens que tiveram o mesmo sonho, onde perseguiam uma mulher em uma cidade. Foram atrás da cidade para encontrar a mulher mas só encontraram uns aos outros. Decidiram então construir uma cidade igual a do sonho, mas com alguma coisa difente, para que ela não fugisse dessa vez.
A MINHA ALMA É IRMÃ DE DEUS
Dir. Luci Alcântara / Goiás / 2009 / Ficção / 20 min.
Camila é uma jovem solitária que deseja ser santa para desfilar no exército das onze mil virgens do Paraíso. Numa tarde em Recife, conhece o pastor-músico Leonardo, fundador da seita “Os soldados da Pátria por Cristo”, que resolve seqüestrá-la e pegar dinheiro do pai da moça, que por sua vez, não se importa com o paradeiro da filha. Abandonada por seu mentor, ela vê sua vida naufragar em meio à solidão, o desapego material e a loucura.
AVE MARIA OU MÃE DOS SERTANEJOS
Dir. Camilo Cavalcanti / Pernambuco / 2009 / Documentário / 12 min.
BRASIL 2020: I´M IN, TÔ DENTRO!
Dir. Rodrigo Valle / Minas Gerais / 2009 / Documentário / 10 min.
Brasil, Minas Gerais, Belo Horizonte, 4 de agosto de 2009, sede da abertura da Campanha Global de Liderança Climática. O acontecimento em Belo Horizonte, financiado pelo governo local, foi oportunisticamente usado, para apresentar ao mundo Aécio Neves, governador do estado de Minas Gerais e candidato as eleições presidênciais do Brasil em 2010, como um líder ambientalista e moderno. Mas será que é? Será que a pratica do governo de Minas Gerais condiz com uma mudança de comportamento necessária para contermos a catástrofe?
CÉU LIMPO
Dir. Marcley de Aquino e Duarte Dias / Ceará / 2009 / Ficção / 15 min.
Baseado no conto homônimo do escritor cearense Eduardo Campos, Céu Limpo expõe o drama de Leôncio e Chica que, inseridos numa realidade desoladora e cruel, fazem da esperança a sua principal aliada.
DEVIR-ANIMAL
Dir. Cláudio Azevedo / Rio Grande do Sul / 2010 /
Experimental / 1 min 40 seg.
Uma cena experimental pretende acionar sentimentos latentes que possam sensibilizar, despertar novos devires e outros entendimentos e dimensões sobre a vida.
EDADREBIL
Dir. Rafael Abdala e Aishá Terumi / Goiás / 2009 /
Ficção / 6 min 33 seg.
Vídeo-arte que brinca com conceitos estéticos e temporais, questionando os propósitos da liberdade e suas formas de conquistas.
HOJE PECAMOS. AMANHÃ SOFREMOS.
Dir. Jocelyn Thomas / Minas Gerais / 2010 / Experimental /
1 min 03 seg.
Uma visão mais radical sobre o desperdício da água. Uma crítica às pessoas que “varrem com água” suas calçadas sem se preocupar com uma possível escassez deste recurso. O desperdício que poderá afetar as futuras gerações, trás aqui conseqüência imediata.
HOMEM CENTENÁRIO
Dir. Andrea Pasquini / São Paulo / 2010 / Documentário /
26 min 02 seg.
Homem Centenário é uma sensível reflexão sobre o envelhecimento.
MÃOS DE OUTUBRO
Dir. Vitor Souza Lima / Pará / 2009 / Documentário / 20 min.
Outubro de festa. Romeiros, operários, escultores, estilistas, decoradores, guardas da Santa, fogueteiros, promesseiros, tocadores de sinos. Todas as classes, todas as idades. Todas as mãos que constroem a maior manifestação de fé do Brasil.
MARCOVALDO
Dir. Cíntia Langie e Rafael Andreazza / Rio Grande do Sul / 2010 / Ficção /
15 min.
Marcovaldo narra as 24h da vida de um trabalhador brasileiro. Em tom documental e com uma estética visualmente poética, o filme busca promover a reflexão, mostrando uma realidade que nem todos conhecem.
MARIA DO PARAGUAÇU
Dir. Camila Dutervil / Distrito Federal / 2009 / Documentário / 26 min.
Maria do Paraguaçu revela a jornada em busca da liberdade, através do olhar de uma mulher que resiste pela dignidade de seu povo. Maria do Quilombo de São Francisco do Paraguaçu, é filha do Recôncavo Baiano, local que inaugura o processo de colonização escravista do país.
MCP – SONHO INTERROMPIDO
Dir. Andréa Ferraz / Pernambuco / 2010 / Documentário / 25 min
O ano era 1960. Às vésperas de um golpe que mudaria a história do Brasil, nasce em Pernambuco o MCP – Movimento de Cultura Popular. Um movimento liderado por artistas e intelectuais do Estado com o objetivo de alfabetizar e educar a população recifense. Abelardo da Hora, Paulo Freire, Germano Coelho, Miguel Arraes, são alguns nomes que fazem parte dessa história. Uma ação que uniu conhecimento, cultura popular e crescimento social, o MCP invadiu as praças da cidade e fez chegar à população um ato revolucionário. Em quatro anos Recife viveu uma efervescência cultural e intelectual. Muitas escolas foram criadas, o número de analfabetos diminuiu consideravelmente e, mais do que isso, nasceu um novo olhar sobre cultura popular e educação. O documentário faz um resgate de mais essa história devastada pela ditadura e uma homenagem sincera a todos que acreditam na possibilidade de um mundo melhor.
NAIÁ E A LUA
Dir. Leandro Tadashi / São Paulo / 2010 / Ficção / 13 min.
A jovem índia Naiá se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu.
O DIÁRIO DA TERRA
Dir. Diogo Viegas / Rio de Janeiro / 2010 / Ficção / 1 min 12 seg.
Uma menina conta seu dia a dia na Terra.
O DIVINO, DE REPENTE
Dir. Fábio Yamaji / São Paulo / 2009 / Documentário / 6 min 20 seg.
Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental. Além do live-action, várias técnicas artesanais de animação compõem o filme: flipbook, desenho animado, rotoscopia, pixilation e stop motion.
O GRITO DOS FILHOS DA TERRA
Dir. Constanza Ospina / Espanha / 2010 / Documentário / 20 min.
O Grito Dos Filhos Da Terra Registra a união dos povos indígenas de várias regiões do país em um período de nove meses de luta. Em uma ótica diferente, longe das aldeias indígenas, pois o palco agora é Brasília, a capital do Brasil, onde se reúnem para reivindicar seus direitos. Dentro de um cenário político, o documentário vai além. Trata de forma poética e conscientizadora a necessidade de cuidar da natureza. Não é uma questão meramente política. É um chamado do espírito da própria Terra que pede para ser cuidada. Um trabalho voluntário, ousado, que chama à reflexão e ao debate para despertar consciência social e ambiental. É um pedido para que os povos indígenas sejam ouvidos e consultados sobre qualquer decisão que afete direta ou indiretamente suas terras e seus direitos. Apresenta diversidade cultural e convida a valorizar a cultura indígena e seus conhecimentos ancestrais.
O PLANTADOR DE QUIABOS
Dir.Coletivo Santa Madeira / São Paulo / 2010 / Ficção / 15 min.
Uma tragicomédia sobre um agricultor que decide comprar uma bicicleta para aumentar sua produção no campo.
OS PÊSSEGOS DA CORNICHA
Dir. Pedro de Filippis / Minas Gerais / 2009 / Documentário / 22 min 22 seg.
Documentário de curta metragem sobre os impactos do projeto Apolo da empresa Vale na comunidade de André do Mato Dentro. O filme também faz um apelo a favor da conscientização e mobilização das populações de outras cidades e capital sobre a atual crise ambiental do estado de Minas Gerais.
PEIXE PEQUENO
Dir. Vincent Carelli e Altair Paixão / Pernambuco / 2010 / Documentário / 3 min 33 seg.
Enquanto todos estão ocupados com a pesca da aldeia…
PEQUENINA
Dir. Naná Baptista / Rio Grande do Sul / 2009 / Ficção / 16 min 10 seg.
No interior de um vagão abandonado, uma menina se descobre parte de um mundo mágico, com seus encantamento e pavores.
RIO DE MULHERES
Dir. Cristina Maure e Joana Oliveira / Minas Gerais / 2009 / Documentário / 21 min.
Em um ambiente muito seco, onde a água é escassa, mulheres vivem somente entre crianças e outras mulheres.
SOB AS ÁGUAS – ACORDOS DE SOBREVIVÊNCIA
Dir. Serguei Aily Franco de Camargo e Andréa Borghi Moreira Jacinto / Amazonas / 2009 / Documentário / 18 min 40 seg.
O documentário trata sobre os acordos de pesca na Região Amazônica. Seu objetivo é discutir a importância da pesca para as pessoas que vivem nessas comunidades, conhecer os conflitos e as disputas pelos recursos pesqueiros, além de revelar a história dos acordos como um instrumento rico para a gestão dos recursos naturais.
Gravado inteiramente no Amazonas, o vídeo traz a perspectiva dos ribeirinhos e pescadores do município de Boa Vista do Ramos em contraponto aos comerciantes, consumidores e órgãos responsáveis na capital do Estado.
SONHO DE HUMANIDADE
Dir. Amarildo Pessoas / Goías / 2010 / Documentário / 14 min.
A domesticação dos psitacídeos, transparece o sonho antigo dos humanos de viver em harmonia com a natureza; promessa de felicidade que esconde um drama : não podemos ter um pássaro voando na mão.
TECNOLOGIA DE PONTA
Dir. Isaac Chueke / Rio de Janeiro / 2010 / Documentário / 3 min 05 seg.
Uma sábia mendiga conta como é sua vida na rua, se vangloria da quantidade de latas que já coletou e no final mostra seu modo revolucionário de amassar os recipientes de alumínio.
VELA AO CRUCIFICADO
Dir. Frederico da Cruz Machado / Maranhão / 2010 / Ficção / 13 min.
A história do velório de uma criança carente e o esforço de seu pai para dar a ele um último instante de dignidade.
VOZES DO CLIMA – ENERGIA E
DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
Dir. Gian Carlo Bellotti e Estevão Ciavatta / Rio de Janeiro / 2009 / Documentário / 23 min.
O episódio Energia e Desenvolvimento Socioeconômico tenta entender por que o governo brasileiro está “sujando” sua matriz energética, sendo um dos países do mundo com maior potencial de exploração de energias alternativas. Questões como o que é economia sustentável, como as mudanças climáticas afetarão o desenvolvimento do país e o novo paradigma surgido com a demanda por produtors verdes são esclarecidas.